terça-feira, 27 de setembro de 2011

Catedral de Alexandre Nevsky

Depois de quase 2 semanas a viajar esperavam-me alguns postais em casa. A juntar a esses somam-se os mais de 300 postais que trouxe da Bélgica e Espanha :o Há postais por todo o lado. Acho que precisava de outras 2 semanas só para arrumar e organizar tudo.

Um dos postais que chegou enquanto estive fora foi um destes dois da Catedral de Alexandre Nevsky em Sófia, Bulgária.

O 2º postal já tinha sido mostrado em Abril mas resolvi juntá-lo a este que agora chegou. O que chegou agora foi enviado pela Christina "dj_christina" e o 2º pela Lilia "childish".



"A catedral de Alexandre Nevskyé uma catedral ortodoxa no centro de Sófia, capital da Bulgária. Construída em estilo neobizantino, a catedral é uma das maiores de Sófia, e uma das principais atracções turísticas da capital búlgara.

Dedicada a Santo Alexandre Nevsky, tem altura de 45 m; com o campanário, que tem doze sinos, mede 50,52 metros. Ocupa uma área de 3170 m² e pode conter mais de 5000 pessoas no interior. O interior é em estilo italiano, decorado com alabastro e muitos materiais preciosos.


Foi erigida em homenagem aos soldados russos caídos em combate durante a guerra Russo-Turca de 1877-1878, que libertaram a Bulgária do jugo otomano.
A construção do templo foi iniciada em 1882 mas os trabalhos interromperam-se várias vezes. Recomeçada a construção em 1904, terminou em 1912. A dedicação original da catedral era em honra dos santos Cirilo e Metódio; o nome de Alexandre Nevsky foi-lhe dado em 1924.

Uma parte da catedral está reservada a um museu de ícones provenientes de toda a Bulgária, e faz parte da Galeria Nacional da Bulgária. Esta última é a mais importante colecção de ícones búlgaros de toda a Europa." - in: wikipédia

Sem comentários: