terça-feira, 31 de outubro de 2023

Monthly Fav. Surprise RR - Junho 23

Os postais de Junho também demoraram um bocadito para chegar. Aliás, vários postais, de vários meses demoraram um bocadito a chegar mas até agora chegaram todos.
 
www.papersisters.de
Foi uma grande surpresa ter recebido este postal do Liechtenstein. Não é um país de onde se recebam postais todas as semanas. A maior parte dos que tenho de lá, comprei-os eu quando estive em Vaduz há uns anos. Quem lá esteve em Junho foi a Lara que fez o favor de me enviar este para a colecção Happy Postcrossing.
O Principado do Liechtenstein é um microestado na Europa, com apenas 160 quilómetros quadrados. É o país mais pequeno do mundo com duas fronteiras - a leste com a Áustria, a oeste com a Suíça. Situado entre o Reno e os Alpes, vale a pena visitar a sua capital, Vaduz!

Immagine di Giancarlo Gasponi

Estou sempre a queixar-me de quão lentos são os CTT mas os correios italianos não são melhores. Os postais que enviei de Itália no início deste mês demoraram cerca de 3 semanas a chegar aos seus destinos na Europa mas para a Susanna as coisas foram um pouco piores. Alguns dos postais que ela enviou em Junho perderam-se e ela acabou por reenviar alguns deles, incluindo este. 
Embora popularmente conhecida como Escadaria da Praça da Espanha, em italiano chama-se Scalinata di Trinità dei Monti. A escadaria foi construída em estilo rococó entre 1723 e 1726, são os degraus que levam da praça Piazza di Spagna à igreja Trinita dei Monti (construída entre 1502-1587).  
Esta escadaria é ponto de encontro de romanos e turistas mas saibam que é proibido estar sentado nas escadas. Cada vez que alguém tentar sentar-se, o mais provável é que ouça um apito de um agente de autoridade que lhe pede para não o fazer. Caso seja avistado sentado, pode ser multado em 250 euros. Se danificar ou deixar resíduos nos degraus, este valor sobe para os 400 euros. Esta é uma lei de 2019, não sei se entretanto foi alterada ou não.
 

Este não é o meu primeiro postal deste castelo na Malásia mas este postal, enviado por Jessie, mostra uma vista muito melhor do castelo.
O Castelo de Kellie está situado no topo de uma colina em Batu Gajah, Perak e foi construído em 1915 pelo escocês William Kellie-Smith, que chegou à Malásia em 1890. Smith casou-se com a sua namorada escocesa, Agnes, e levou-a para a Malásia em 1903, e lá tiveram dois filhos,  foram Helen e  Anthony.
Trabalhadores, tijolos e mármore foram trazidos da Índia para construir a opulenta mansãos. No entanto, as coisas tomaram um rumo trágico quando Smith morreu de pneumonia em 1926, durante uma curta viagem a Lisboa. Após a sua morte, a construção do castelo foi suspensa. Agnes acabou por vender o castelo para uma empresa britânica, Harrisons and Crosfield. Foi então abandonado e tornou-se um local histórico anos depois.
 
A Ilha Amami-Ōshima, Ilha Tokunoshima, parte norte da Ilha de Okinawa e Ilha Iriomote são um local UNESCO Japonês adicionado à lista do Património Mundial em 2021. Eu já tinha um postal da Ilha de Okinawa e agora a Tomoko me enviou este com as ilhas Amami-Ōshima e Tokunoshima.
Estas ilhas foram separadas do continente e de outras massas de terra durante milhões de anos e, portanto, abrigam um número significativo de animais e plantas endémicos e raros, incluindo o gato leopardo Iriomote, o coelho Amami e o Hypotaenidia okinawae, uma ave. 
Amami-Oshima atrai pela suas belas praias de areia branca e águas claras e mornas, bem como pela sua floresta de mangue e vários animais e plantas únicos.  
Localizada ao sul de Amami Oshima, Tokunoshima é visitada pelas suas praias relativamente desertas, pelas touradas, bem como pelo Triatlo anual de Tokunoshima.

Sem comentários: