domingo, 22 de outubro de 2023

DE-13389118

Tenho centenas de postais de igrejas, catedrais e capelas católicas mas pouquíssimos postais de edifícios religiosos de outras religiões. Tenho alguns postais de mesquitas mas talvez se contem pelos dedos das mãos, os que tenho de sinagogas. 
Esta é a Antiga Sinagoga, Alte Synagoge, em Essen, um dos maiores, mais bem preservados e arquitetonicamente mais impressionantes testemunhos da cultura judaica na Alemanha pré-guerra.
 

 
Foto: Stadtbildstelle

DE-13389118, enviado pela Anne.
A Antiga Sinagoga foi inaugurada em 1913 e tal como aconteceu a outros locais de culto judaicos, foi incendiada na chamada Noite dos Cristais em 1938. O interior sofreu grandes danos. 
Em 1959, a cidade de Essen adquiriu a antiga sinagoga e a reforma começou. Ao longo da restauração, muitos mosaicos foram pintados, o santuário da Torá foi destruído e a cúpula que cobria o salão principal de orações, onde antes adoravam 1.400 pessoas, foi removida.
Até 1979, o edifício foi usado para exposições de design industrial. Um incêndio destruiu parte da exposição e o edifício foi novamente reformado. A estrutura original da sala foi reconstruída mas sem os detalhes originais. De 1988 a 2008 a sinagoga serviu como memorial, fórum de documentação histórico-político e ponto de encontro cultural. 
Em Julho de 2010, a Alte Synagoge foi inaugurada como a primeira "Haus jüdischer Kultur" - Casa da Cultura Judaica . da Alemanha. O antigo edifício da sinagoga abriga cinco espaços de exposição, que oferecem uma visão da história e da vida quotidiana das comunidades judaicas de todo o mundo. Isso marca um novo capítulo no passado conturbado do edifício.

Sem comentários: