domingo, 22 de outubro de 2023

PL-1950075

O Observatório Meteorológico de Alta Montanha Tadeusz Hołdys está localizado em Śnieżka, o cume mais alto do Karkonosze e de todas as montanhas dos Sudetos, a uma altitude de 1.602 metros. Montanha Śnieżka situa-se na fronteira entre a República Checa e a Polónia, mas o observatório está localizado na Polónia.
 

Photo by Pawel Uchorczak
PL-1950075, enviado pelo Krysztof.
As primeiras medições neste local foram realizadas em meados do século XIX em antigas capelas de madeira e cabanas de montanha, enquanto a primeira ampliação significativa foi feita em 1900, quando foram construídos novos edifícios. Todo o complexo de madeira sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, mas foi sendo fortemente deteriorado devido às duras condições climáticas. Foi finalmente substituído por uma nova estrutura mais resistente (apenas a capela foi cuidadosamente restaurada e ainda está aberta aos turistas).  
O atual edifício do observatório foi construído entre 1966 e 1974 de acordo com o projeto de Witold Lipinski e Waldemar Wawrzyniak.
Toda a estrutura do edifício é constituída por três discos de ferro fundido unidos, onde cada disco desempenha uma função diferente. O disco mais alto é usado como observatório meteorológico. O disco do meio é uma instalação técnica e salas de funcionários do observatório. Por fim, o disco inferior tem funções totalmente comerciais que incluem restaurante, wc's e salas com fins turísticos.  
O edifício, bastante controverso na sua época, por não corresponder à envolvente montanhosa, é hoje visto como um verdadeiro ícone da arquitectura moderna polaca do pós-guerra. É também um exemplo perfeito de um edifício futurista da década de 1960, representado por algumas outras construções nas montanhas dos Sudetos, construídas na antiga Tchecoslováquia, como a Torre Jested em Liberec.

Sem comentários: