quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Maison Carrée - França

 Os fãs do Património Mundial tiveram de esperar muito tempo para conhecer os novos locais classificados de 2022 e 2023. No mês passado, finalmente conseguimos actualizar as nossas listas da UNESCO com novos 42 locais. A França classificou 3. Desses 3 eu já tinha um postal de um deles e o Óscar depressa se ofereceu para enviar um postal da Maison Carrée de Nîmes, um dos templos romanos mais bem preservados do mundo. 
 
A Maison Carrée é um templo coríntio romano, construído durante a vida de Augusto entre 10 a. C. e o início do século I d.C. O templo consiste em trinta colunas de nove metros de altura, vinte das quais estão envolvidas e cercam a Cella (a sala interna), precedida por um pronaos (o espaço que designa o vestíbulo ou entrada), cujo acesso se faz por uma escada de 17 degraus.
Erguida num pódio com uma escadaria frontal, a Maison Carrée dominava seu ambiente e estava originalmente localizada no fórum romano no centro de uma esplanada cercada por pórticos agora desaparecidos. 

Photo: Formica
A Maison Carrée de Nîmes é a única e mais antiga representante da ordem augusta coríntia, tendo preservado intacta toda a sua decoração. Com seu friso excepcional decorado com pergaminhos de folhas de acanto, é também com o Panteão de Roma, o templo mais bem preservado do mundo romano, tornando-se um dos mais importantes testemunhos da arquitetura e da propagação do culto imperial nas províncias do Império.

Sem comentários: