terça-feira, 17 de outubro de 2023

Fuínhas

Gosto de animais mas os postais de animais nunca foram dos meus preferidos. Ou melhor, este é o tipo de postal que prefiro ser eu a escolher e/ou comprar. No entanto, recentemente acrescentei as martas à minha lista de desejos no perfil do Postcrossing. Sempre achei piada haver um animal com o meu nome e agora decidi começar a colecionar postais com estes animais. 
 
Foto: Wothe/alphapress
DE-13389115, enviado pelo Thomas.
 A fuinha (Martes foina) é um mamífero mustelídeo de pequeno porte, pertencente ao grupo das martas.
É um pequeno carnívoro comum mas difícil de observar, principalmente devido aos seus hábitos nocturnos. 
 Este animal habita toda a Europa continental, excepto Escandinávia e algumas ilhas do Mediterrâneo. Em Portugal é comum em todo o território nacional, ausente no arquipélago dos Açores e da Madeira, no entanto a sua população em Portugal é desconhecida. Segundo o Instituto de Conservação tanto a nível mundial como nível nacional, a fuinha tem estatuto de conservação Pouco Preocupante. Aparentemente este animal não sofre de nenhuma ameaça ambiental em particular, no entanto, existem alguns factores aos quais as fontes de fuinha são susceptíveis, nomeadamente a redução e destruição de habitat e a morte devido a atropelamentos nas estradas.
 
 Foto: Arne Ader
A fuinha ou papalvo tem uma pelagem de cor castanho-mel uniforme e uma mancha branca no peito, o “babete”, que se estende desde a parte inferior da face até a parte mediana dos membros anteriores. Este “babete” é uma característica distintiva da espécie. Um tipo apresenta um corpo de forma fusiforme, patas e orelhas curtas, olhos circulares relativamente grandes, e uma cauda comprida e muito peluda. - in: http://noctula.pt

Sem comentários: