terça-feira, 17 de outubro de 2023

Fórum de Roma - Itália

 Há duas semanas eu estava em Itália e duas semanas antes também lá esteve a minha amiga Anne. No entanto não andámos pelos mesmos sítios. Ela esteve em Roma, de onde me enviou este postal, e eu andei por outros locais. Quando chegarem os postais que enviei para mim, falamos desses locais. Agora falemos do Fórum de Roma.

O Fórum estava originalmente coberto por um pântano. Foi apenas no final do século VII a.C. que o vale foi recuperado e o Fórum Romano começou a tomar forma e durante mais de um milénio foi o centro da vida pública da cidade.  
Os vários monumentos foram construídos ao longo dos séculos: primeiro os edifícios para atividades políticas, religiosas e comerciais, depois, durante o século II d. C, as basílicas civis, utilizadas para atividades judiciais. Já no final da era republicana, o antigo Fórum Romano tornou-se insuficiente para servir de centro administrativo e representativo da cidade. As várias dinastias de imperadores acrescentaram apenas monumentos de prestígio: o Templo de Vespasiano e Tito e o de Antonino Pio e Faustina, dedicado à memória dos imperadores divinizados, e o monumental Arco de Sétimo Severo, construído no extremo oeste do Fórum em 203 d. C. para celebrar as vitórias do imperador sobre os Partos.
 
 Ed. CHROMASON * Ph Andrea Panegrossi, Paolo Cipolina
O último grande desenvolvimento foi realizado pelo imperador Maxêncio nos primeiros anos do século IV d. C., quando foi erguido o templo dedicado à memória de seu filho Rómulo e a imponente Basílica no Monte Veliano. O último monumento construído no Fórum foi a Coluna erguida em 608 d. C. em homenagem ao imperador bizantino Flávio Focas Augusto.
Após esta data, parte da área foi gradualmente soterrada pelo lodo, transformando-se num prado e tomando o nome de Campo Vaccino, mas alguns monumentos sobreviveram sendo convertidos em igrejas. A Iulia Curia tornou-se a igreja de Sant’Adriano; parte do templo de Antonino e Faustina foi transformada na igreja de San Lorenzo in Miranda, enquanto o templo de Rómulo passou a ser a igreja dos Santi Cosma e Damiano. A igreja de Santa Maria Nova foi erguida no século IX numa das celas do Templo de Vénus e Roma. No século XVI, a igreja de San Giuseppe dei Falegnami foi construída sobre a Prisão Mamertina. Finalmente, no século XVII, a igreja de Santi Luca e Martina foi reconstruída sobre as ruínas do Secretarium Senatus.  
Somente com a unificação da Itália é que foram realizados os primeiros trabalhos sistemáticos de escavação na área.

Sem comentários: