domingo, 5 de novembro de 2023

Monthly Fav. Surprise RR - Julho 23

Os postais podem demorar a chegar mas chegam. Até agora, os postais deste RR têm chegado todos. 
O grupo de Julho podia ter tido o nome alternativo, qualquer coisa do tipo "favoritos de um país que não é o meu". É que em Julho, três destes postais foram enviados de outros países. O Holandês e o Cubano vieram da Alemanha e o Italiano da Finlândia.


 Se já visitaram Amesterdão, provavelmente deram conta que as casas ao longo dos canais são estreitas, altas e um pouco tortas. Por que é que são assim? No século XV, as leis de planeamento urbano eram rígidas e exigiam que as fachadas fossem construídas com materiais leves e grandes janelas para reduzir o peso. A maioria dos edifícios mais antigos foi construída sobre postes de madeira, que com o tempo se tornaram menos resistentes. Combinado com as condições húmidas do solo, as casas simplesmente afundam com o tempo. A maioria das casas estão ligadas umas às outras, então parece que elas se apoiam e mantêm o equilíbrio juntas.  
Os impostos eram cobrados de acordo com a largura da fachada, o que explica por que a maioria das casas de Amesterdão são estreitas. Portanto, quanto mais ampla a fachada, mais impostos a pagar. Apesar de estreitas, as casas são bastante profundas.  
O postal foi enviado pela Helen.
 

Alguém quer visitar um vulcão activo em erupção? É possível fazê-lo na Sicília. 
Embora o Monte Etna seja um dos vulcões mais activos do mundo, é considerado um vulcão seguro – a maioria das erupções não põe em perigo aqueles que visitam ou vivem na área. Muitas vezes, o maior inconveniente são as cinzas que cobrem as cidades vizinhas durante as erupções.  
Caso queiram passar férias no leste da Sicília, podem visitar o vulcão mesmo durante uma erupção. Existem muitas rotas de caminhada que evitam o cume e as crateras onde ocorrem as explosões. Visitar o vulcão durante uma erupção deve ser uma experiência emocionante e alguns guias até organizam passeios à noite para a experiência ser ainda mais inesquecível.
O postal foi enviado pela Mina.
 
A Nadezhda enviou-me o outono num postal. Quando o vi pensei que fosse da Rota das Faias em Manteigas que nesta altura do ano está mais ou menos assim. Mas não, este postal é da Rússia, mas não sei exatamente de onde.
 
Cuba Imagen
Um postal cubano enviado da Alemanha por uma italiana que mora na Suíça!! 
A Grace nunca esteve em Cuba, mas é provavelmente a sua cunhada cubana que lhe traz postais de lá. O Museo de la Revolución de Havana está instalado no antigo Palácio Presidencial, construído entre 1913 e 1920, e utilizado por vários presidentes de Cuba, o último deles Fulgencio Batista.  
Esta monumental construção no Centro Habana abriga um dos museus mais interessantes de toda Cuba. O museu exibe diversas coleções de fotografias, bandeiras, documentos, armas e outros objetos relacionados à luta revolucionária contra Batista, e à história de Cuba, em ordem cronológica, desde a cultura pré-colombiana em Cuba (no último andar), para a sociedade atual. Aqui destacam-se as exposições sobre o assalto a Moncada em 1953, e sobre a vida de Che Guevara, nas salas inferiores.  
Na entrada do museu encontra-se um fragmento da antiga muralha da cidade, bem como um tanque SAU-100 utilizado por Castro durante a invasão da Baía dos Porcos em 1961.

Sem comentários: