domingo, 23 de outubro de 2022

Tiébélé - Burkina Faso

Mesmo sem ver os postais, algo me dizia que comprá-los seria uma boa compra. No entanto, não estava nada à espera de encontrar um postal do Burkina Faso. Levante a mão quem tem postais deste país!! Eu tinha/tenho um outro postal de lá mas nem é bem um postal, de maneira que este pode ser considerado o meu postal a sério do Burkina Faso. Para ser perfeito, só faltava ser de um local UNESCO, mas não, não é. 
 
O postal é de Tiébélé, a aldeia do povo Kassena, um dos grupos étnicos mais antigos que se estabeleceram no território do Burkina Faso no século XV. Eles são conhecidos pelas suas incríveis casas tradicionais, construídas pelos homens e elaboradamente decoradas pelas mulheres no exterior com padrões geométricos.  
As casas são inteiramente construídas com materiais locais: terra, madeira e palha. Solo misturado com palha e esterco de vaca é humedecido a um estado de plasticidade, para moldar superfícies quase verticais. Hoje em dia esta técnica foi substituída pelo uso de paredes de tijolos de barro com fundações apoiadas em grandes pedras.
 

As casas de Tiébélé têm mais de 30 cm de espessura e são projetadas sem janelas, exceto uma ou duas pequenas aberturas para deixar entrar luz suficiente para os ocupantes verem.  
Após a construção, a mulher decora o exterior da parede com barro colorido e giz branco. Os motivos e símbolos são retirados da vida quotidiana ou da religião e crença. A parede acabada é então cuidadosamente polida com pedras, cada cor polida separadamente para que as cores não se misturem. Por fim, toda a superfície é revestida com um revestimento protetor rígido transparente feito de vagens ferventes de néré, a alfarroba africana. A decoração geralmente é feita pouco antes da estação chuvosa e protege as paredes externas da chuva.

Sem comentários: