sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Parque Nacional do Tajiquistão

Estou a 6 postais de alcançar o meu objectivo UNESCO para este ano que é ter postais de 1000 locais. O Parque Nacional do Tajiquistão é o local nº 994 e este é o meu 2º postal deste país. O parque está na lista do Património Mundial desde 2013 e é o 2º local do Tajiquistão a ser classificado.
O postal foi enviado dos EUA pela Nancy.

 
O Parque Nacional do Tajiquistão cobre mais de 2,5 milhões de hectares no leste do país, no centro do chamado “Pamir Knot”, ponto de encontro das cadeias montanhosas mais altas do continente eurasiano. Consiste em planaltos elevados a leste e, a oeste, picos escarpados, alguns deles com mais de 7.000 metros de altura, e apresenta variações sazonais extremas de temperatura. 
O maior vale glaciar do fora da região polar está localizada entre os 1.085 glaciares inventariados no local, que também conta com 170 rios e mais de 400 lagos. 
Espécies da flora das regiões florísticas do sudoeste e centro da Ásia crescem no Parque que abriga aves e mamíferos nacionalmente raros e ameaçados, como é o caso da ovelha Marco Polo Argali, leopardos-das-neves e ibex siberiano e muito mais). 
Sujeito a fortes terremotos frequentes, o Parque é escassamente habitado e praticamente não é afetado pela agricultura e assentamentos humanos permanentes. Oferece uma oportunidade única para o estudo das placas tectónicas e fenómenos de subducção.

Sem comentários: