sábado, 15 de outubro de 2022

Rota da Seda - Cazaquistão

Só já me faltam 4 postais para alcançar os 1000 locais UNESCO. Nos últimos dias consegui alguns locais novos e tenho esperança que os 4 que faltam, cheguem mais cedo ou mais tarde. 
Há uns meses fiz uma troca com o Adil e o mês passado voltei a fazer. Com este postal só fica a faltar um local UNESCO do Cazaquistão.
 
Durante séculos, a grande estepe cazaque aceitou caravanas da Rota da Seda nos oásis das suas cidades e assentamentos. 
No território do Cazaquistão, a Rota da Seda começou nas fronteiras com a China. Os mercadores do Império Celestial carregavam seda, armas, remédios, arroz, produtos exóticos, como presas, pelas estepes do Cazaquistão para o Ocidente, para a Europa. Os governadores das estepes ofereciam seus serviços de provisão de segurança para caravanas comerciais; em troca, exigiam uma parte dos bens ou dinheiro. Foi assim que surgiram os quitrents ou impostos e taxas alfandegárias. 
A linha principal da Rota da Seda no território do Cazaquistão atravessava o sul do país; da fronteira com a China, as caravanas de comércio passavam pelas cidades de Sayram, Yassy, ​​Otrar, Taraz e mais adiante para a Ásia Central, Pérsia, Cáucaso e daí para a Europa. A razão pela qual todas essas cidades surgiram é que os mercadores que viajavam pelas enormes estepes cazaques fizeram paragens que se transformaram em caravançarais e essas, por sua vez, cresceram em assentamentos que se tornaram cidades. A Rota da Seda no sul do Cazaquistão funcionou até o século XIV.
 

As ruínas de Aktobe são testemunho de uma das maiores cidades medievais que existiu neste troço da Rota da Seda. 
Aktobe remonta ao século VI, estabelecido na época do Canato turco. Nos séculos posteriores, durante o Canato Karakhanid, atingiu seu auge, como demonstrado por uma coleção de 3.000 moedas Karakhanid encontradas no local. 
Em termos de estrutura, representa uma cidade medieval clássica no Cazaquistão - altos muros de barro, shakharistan com cidadela no centro e rabad, uma área suburbana agrícola. 
A cidadela não permaneceu a mesma desde a sua construção no século VI. No século VIII o castelo foi construído sobre uma nova plataforma e ampliado, sobretudo as construções defensivas. Mais tarde, as muralhas da fortaleza foram reconstruídas e reforçadas. Eventualmente, durante os séculos XI e XII, mais instalações foram construídas, incluindo um quintal. No início do século XIII, as estruturas da cidadela desmoronaram e a vida em Aktobe chegou ao fim. 
Hoje, o local está bem conservado, com algumas partes da cidadela e as moradias reconstruídas. Apesar disso, o desenvolvimento de estradas e infraestrutura ameaça a condição do assentamento. A sua inscrição como Património Mundial da UNESCO em 2014 apoia os esforços para continuar a proteger e explorar este monumento único e a promover o seu valor universal.

Sem comentários: