quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Palácio Ishak Pasha - Turquia

No início deste mês viajei para Bordéus e claro que comprei alguns postais lá. No entanto, a maioria dos postais nem sequer eram franceses. No meu 1º dia em Bordéus tive a sorte de encontrar uma feira de velharias e uma banca em particular com caixas e caixas com postais antigos. Comprei alguns postais franceses antigos, principalmente de castelos e igrejas, mas o verdadeiro tesouro foi uma coleção de postais do mundo com postais de vários países, alguns deles bastante raros, como Iémen, Qatar, Burkina Faso, Geórgia, Equador, Guiné-Equatorial, etc. Nos próximos dias vou partilhar alguns dos que mais gosto. Começo com este da Turquia.
 
Este postal merece a minha atenção não apenas porque retrata um belo palácio, mas também porque o Ishak Pasha está na Lista de Tentativas da UNESCO. Alguns dos postais são de locais UNESCO, mas eu já os tinha todos. Conseguir postais da Lista de Tentativas é quase tão bom quanto conseguir postais de locais que já estão na lista do Património Mundial. 
A pequena cidade de Doğubeyazıt, situada na Rota da Seda, perto da fronteira iraniana, abriga um dos melhores exemplos da arquitetura palaciana otomana. O palácio é uma peça de arquitetura otomana tão única porque se baseia nos estilos e tradições da Anatólia, Persa e da Mesopotâmia do Norte. Ele funde todos eles de uma forma hipnotizante que também é influenciada em grande parte pela arquitetura seljúcida.

 Fica em uma vasta plataforma de 7.600 metros quadrados, perto da fronteira iraniana do Império Otomano e, como tal, sua alta altitude oferecia uma importância estratégica única para o Império. 
A construção do palácio começou em 1685 por Çolak Abdi Pasha. A conclusão do mesmo levou 99 anos e foi finalmente concluída em 1784 por Ishak Pasha, um descendente de Çolak Abdi Pasha. 
O palácio foi danificado por um terremoto em 1840 e foi abandonado durante algum tempo abandonado, mas parcialmente restaurado nos 20 anos seguintes. Foi novamente danificado durante a Guerra Russo-Turca (1877-1878). A estrutura foi usada mais tarde pelos russos e durante a Primeira Guerra Mundial, quando foi danificada por tiros. Mais tarde, o palácio foi usado como centro administrativo da área e, posteriormente, como forte militar até 1937. Danos adicionais foram causados posteriormente quando a pedra do edifício foi retirada para uso na construção de novas casas. 
Em 2000, o palácio foi adicionado à Lista de Tentativas da UNESCO.

Sem comentários: