quinta-feira, 27 de outubro de 2022

CA-1254698

 Não me importava nada de ir ao Canadá visitar alguns dos seus parques nacionais. O meu roteiro iria certamente começar em Banff, o parque nacional mais antigo do Canadá, fundado em 1885 como Parque das Montanhas Rochosas.
 

Banff National Park Poster by Cameron Stevens
CA-1254698, enviado pelo Simon.
O Parque de Banff é um dos principais centros turísticos do país, atraindo mais de 4,5 milhões de visitantes por ano, os quais encontram nele, além das belas paisagens, inúmeras opções de lazer, como fontes termais, montanhismo, campinismo, trekking, golfe, esqui (alpino e nórdico), além de inúmeras outras.
Antes de se tornar um parque nacional, em 1885 Banff era uma pequena reserva com fontes termais com apenas 26 quilómetros quadrados. Hoje em dias o parque tem 6.641 quilómetros quadrados de paisagens montanhosas incomparáveis, aninhadas no coração das magníficas Montanhas Rochosas canadianas.  
O nome Banff vem de uma estação ferroviária da Canadian Pacific Railway, o qual se acredita ser originário do município escocês Banffshire.
No parque vivem inúmeros animais selvagens como ursos pardos e negros, alces, veados, pumas, lobos, carneiros selvagens, renas, coiotes, linces, marmotas, etc. Um dos problemas enfrentados pela administração do parque é o atropelamentos de animais nas auto-estradas que cruzam o local. 
Em 1984 o parque foi declarado património mundial pela UNESCO, juntamente com outros três parques nacionais canadianos das Montanhas Rochosas: Yoho, Jasper e Kootenay.

Sem comentários: