sábado, 15 de outubro de 2022

Lago Song-Kul - Quirguistão

Tajiquistão, Cazaquistão e agora Quirguistão.  
Tenho outros três postais do Quirguistão mas este é o primeiro escrito, carimbado e enviado de lá. O postal trouxe, para além da surpresa, também algum mistério porque não fazia ideia de que o poderia ter enviado. Enquanto pensava em quem poderia ter sido, o Eric acabou por dizer que foi ele o responsável por esta surpresa.  
 
O Lago Song-Kul está localizado no noroeste da região de Naryn, no Quirguistão. Este é o segundo maior lago e um dos mais belos para visitar no Quirguistão. Quase todos os guias descrevem o lago Song kul como um destaque turístico e uma visita obrigatória em qualquer itinerário do país. É a imagem perfeita do Quirguistão de montanhas, yurts e cavalos e o lugar perfeito para experimentar a vida e a cultura dos nómadas do Quirguistão.
 

O acesso ao Lago Song kul é bastante difícil, o que o protege de ser invadido por turistas.   
O lago alpino fica num vale remoto acima de 3.000 metros e é cercado por pastagens de alta montanha. Os pântanos férteis tornam-no num destino favorito para os pastores nómadas que ali deixam o seu gado pastar nos prados verdes.  
Os yurts que ficam nas margens do lago não são apenas para os nómadas. Embora ainda seja um destino fora do comum, o turismo está a aumentar a cada ano. Os nómadas ficam felizes em receber visitantes e a maioria dos acampamentos de yurts agora são criados exclusivamente para esse fim. Por causa da alta altitude, a temporada turística é curta. Os invernos são rigorosos e longos e pode nevar em qualquer época do ano, mesmo no verão. Portanto, a maioria dos acampamentos de yurts não abre as suas tendas antes de Junho.

Sem comentários: