quarta-feira, 11 de julho de 2018

Villa «Le Lac» - Suiça

Pode não parecer mas a casa nas margens do lago que mais parece um pré-fabricado, está classificada pela UNESCO como Património Mundial, graças à sua notável contribuição para o Movimento Moderno. A Villa «Le Lac», perto de Vevey, na Suíça, é uma das 17 obras, em sete países, do arquitecto Le Corbusier que em 2016 entraram para esta lista. 
Com este postal que o Óscar me enviou há dias, só já preciso de postais de uma das obras deste arquitecto, na Argentina e na Bélgica. 

Photo: Olivier Martin-Gambier 2006
Uma jóia de ingenuidade e funcionalismo, o Villa «Le Lac» (1923) está entre as criações mais criativas e pessoais de Le Corbusier. Esta obra-prima da arquitectura moderna, construída para os pais do arquitecto, incorpora três dos seus cinco pontos para uma nova arquitectura: o jardim no terraço, o design em plano aberto e a janela longa e horizontal. Uma verdadeira "máquina de viver", ilustra as ideias que Le Corbusier já tinha adoptado em trabalhos anteriores e que garantiriam o sucesso das villas construídas a partir dos anos 1920.

Sem comentários: