sábado, 21 de julho de 2018

Mosteiro Hancu - Moldávia

Nunca me passou pela cabeça visitar a Moldávia e na verdade não sei muito sobre o país, se calhar até é um pais bonito e interessante para visitar. Talvez deva perguntar à Ara que lá foi há uns meses. Foi lá para o postal foi enviado de Espanha.

Em 1678, numa floresta junto à nascente do rio Cogalnic (cerca de 55 km a oeste de Chisinau), o grande Mihai Hincu, a pedido de sua filha, fundou um convento de freiras, no qual ela entrou. O convento foi chamou-se então Parascheva, o nome da filha de Mihai.

Autor. Iurie Raileanu
As igrejas e celas de madeira foram muitas vezes destruídas pelas invasões tártaras durante o século XVII, e o mosteiro ficou desabitado. Em 1835 uma igreja de pedra foi construída em estilo russo-bizantino para o período de verão. Mais tarde, em 1841, surgiu uma igreja para o inverno.
De 1956 a 1990, o convento foi fechado pelas autoridades soviéticas e, em vez disso, funcionava como um sanatório e uma base de descanso para o Ministério da Saúde. Em 1990, a pedido da população local, o convento de Hancu foi reaberto, tornando-se uma das comunidades religiosas mais bem organizadas e visitadas do país.

Sem comentários: