domingo, 22 de julho de 2018

Metro de Moscovo - Rússia

Andar de metro em Moscovo não deve ser nada fácil, é enorme, são 206 estações, distribuídas por 12 linhas e não existem placas e nem mapas em inglês, a não ser que agora com o mundial isso tenha mudado. O que não mudou com certeza, foi a beleza de algumas das estações, a fazer lembrar palácios. O metro foi construído em pleno regime soviético e inaugurado em 1935. É um prodígio arquitectónico decorado com arcos, nichos, esculturas, frescos, murais e candelabros.
Estes postais mostram 2 duas estações, Krasnopresnenskaya e Arbatskaya.

RU-6600221, enviado pela Tanya.
A estação de Krasnopresnenskaya foi inaugurada a 14 de Março de 1954. A estação tem pilones de granito vermelho com cornijas de mármore branco e 14 baixos-relevos. Como a área de Presnya em Moscovo foi o local da Revolta de Moscovo durante a Revolução Russa de 1905, a estação é decorada com obras de arte comemorativas dos eventos desse período. Oito dos baixos-relevos retratam os eventos da Revolução Russa de 1905 e os outros seis mostram cenas da Revolução Russa de 1917. As estátuas de Vladimir Lenine e Joseph Estaline estavam originalmente no final da plataforma mas foram removidas no início dos anos 60.

Arbatskaya é uma estação do metro em Moscovo. Foi construída em 1953 para substituir uma estação mais antiga danificada durante um bombardeamento alemão em 1941. Como foi construída para servir de bunker e estação de metro, Arbatskaya é larga (a plataforma com 250 metros é o 2ª  maior em Moscovo) e profunda (41 metros no subsolo).
A estação representa um exemplo de estilo barroco estalinista, com tectos abobadados,candelabros de bronze, bouquets de flores em cerâmica, decorações em mármore vermelho e azulejos.

Sem comentários: