terça-feira, 17 de julho de 2018

Christiansfeld - Dinamarca

Há alguns tempos fiz uma troca com alguém para receber um postal deste local UNESCO dinamarquês mas o postal nunca chegou. Felizmente esta troca com a Doris correu bem e consegui finalmente retirar Christiansfeld da minha lista de faltas UNESCO. Este local foi inscrito na lista do Património Mundial em 2015. 

Fundado em 1773 na Jutlândia do Sul, este local é um exemplo de um assentamento planeado da Igreja dos Irmãos Morávios, uma congregação luterana livre centralizada em Herrnhut, na Saxónia, Alemanha. A cidade foi planeada para representar o ideal urbano protestante, construído à volta da praça da igreja. 
A arquitectura é homogénea e sem adornos, com edifícios de um e dois andares em tijolos amarelos com telhados vermelhos. A organização democrática da Igreja dos Irmãos Morávios, com sua filosofia igualitária pioneira, traduz-se no planeamento urbano humanístico. O plano da cidade abre-se para terras agrícolas e inclui edifícios importantes para o bem-estar comum, como grandes casas comunais para as viúvas da congregação e homens e mulheres solteiros. Os edifícios ainda estão em uso e muitos ainda pertencem à comunidade local da Igreja dos Irmãos Morávios.

Sem comentários: