terça-feira, 31 de julho de 2018

Ilhéu das Cabras - Ilha Terceira

As meninas das Terceira habituaram-se a encontros Postcrossing e agora não querem outra coisa. Depois do encontro em Junho, há poucos dias tiveram outro. Foram apenas, a Lurdes, a Anabela e a Barbara, uma postcrosser da Áustria,  mas acredito que se tenham divertido bastante. O postal foi enviado pela Lurdes. 

Fotografia: Rodrigo Bento
Os dois Ilhéus (Grande e Pequeno) que constituem o Ilhéu das Cabras situam-se frente à costa sul da maravilhosa Ilha Terceira, mais propriamente cerca de 1km frente à freguesia da Feteira. 
Dada a sua importância natural, estão classificados como Zona de Protecção Especial do Ilhéu das Cabras, ocupando uma superfície total de 29 hectares, compreendendo o Ilhéu Pequeno 84 metros e o Ilhéu Grande 147 metros de altura. 
Estes são os maiores Ilhéus do Arquipélago, restos vulcânicos cuja lava basáltica entrou em contacto com a água, formando cones litorais vulcânicos, hoje muito alterados pela erosão marinha. 
Habitat de variadas espécies, nomeadamente de avifauna, no Ilhéu das Cabras nidificam muitas espécies protegidas como o cagarro, o garajau-comum, o garajau-rosado, a garça-real ou a gaivota, entre outras. 
O acesso aos ilhéu é difícil embora por vezes sejam utilizadas algumas áreas como zonas de pastagem para gado ovino e caprino. 
Nos meses de verão existem passeios de barco a quem queira visitar esta Zona de Protecção Especial, sempre com um número de visitantes condicionado. - in: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ilheu-das-cabras-18634

Sem comentários: