domingo, 29 de setembro de 2019

Convento de Cristo em Tomar

Tomar já foi palco de alguns encontros postcrossing tenho por isso alguns postais assinados por alguns postcrossers amigos. O 1º postal foi enviado em Abril do ano passado pelo Rui e também assinado pelo Zé, pela Paula, pela Edite e pela Vitória. 
A minha última vez em Tomar foi em Outubro de 2017 mas em Agosto de 2010 já lá tinha estado com a Susana e foi nessa altura que visitei o Convento de Cristo pela primeira vez e enviei o 2º postal. 
O 3º postal apesar de ser de Tomar, foi enviado  e assinado em Setúbal durante um outro encontro onde esteve a Luzia.

Fotografia: Oswaldo Santos
"O Convento de Cristo, em Tomar, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede.
Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557).
Arquitectos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros com ricos floreados manuelinos que atingiram o máximo esplendor na janela da fachada ocidental.

Trata-se de uma construção periurbana, implantada no alto de uma elevação sobranceira à planície onde se estende a cidade. Está circundado pelas muralhas do Castelo de Tomar e pela mata da cerca.
Actualmente é um espaço cultural, turístico e ainda devocional. A arquitectura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, maneiristas e barrocos. - in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/poi/13760/14/convento-de-cristo-em-tomar
Está classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1983.

Guia Turístico do Norte
A mais simbólica das cinco janelas do Coro Baixo da igreja do Convento (o simbolismo do conjunto das cinco janelas manuelinas adensa-se se se pensar nos cinco impérios/5º Império e no Pentecostes). Expoente máximo da Arte Manuelina tornou-se um ícone do património português recheado de alusões às Descobertas e à História de Portugal. Pela profusão dos elementos decorativos manuelinos característicos e intenso simbolismo, é referência da Arte portuguesa. A fachada em que está incrustada é uma imensa peça artística que lhe complementa o significado e vinca outras alusões, incluindo a de que os tabuleiros da Festa dos Tabuleiros tivessem sido inspirados nos botaréus que ladeiam aquele espaço. - in: http://www.cm-tomar.pt/index.php/pt/convento-cristo

Sem comentários: