sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Castelo de São Jorge da Mina - Gana

Muitas vezes os postais servem para nos transportar para as nossas antigas salas de aulas e relembrar assuntos que ficaram arrumados num canto da memória. Com este postal do Gana, o meu 1º deste país africano, voltamos às aulas de História e relembramos a escravatura e o papel de Portugal no comércio de escravos. 
Para além de ser o meu 1º postal do gana é também um postal de um local UNESCO novo. O Castelo de São Jorge da Mina é um dos Fortes de Castelos das Regiões do Volta, Grande Acra, Central e Ocidental. 
O postal foi enviado dos EUA pela Boyana que visitou este castelo o mês passado. 

O Castelo de São Jorge da Mina, construído em 1482 pelos portugueses, foi o primeiro posto europeu de comércio de escravos na África Subsariana. 
Embora o castelo inicialmente servisse de centro para o comércio de ouro (daí o seu título 'Elmina' - a mina) em 1500, o castelo tornou-se uma base para o comércio de escravos. As pessoas capturadas do interior do continente eram mantidas prisioneiras no castelo e guardadas por soldados antes de serem transportadas para navios com destino às colónias. 
Em 1637, os holandeses tomaram o forte e continuaram a usá-lo como parte de suas próprias operações de comércio de escravos até 1814, quando a prática foi abolida pelos Países Baixos. Após a tomada do castelo pelos holandeses, o nome do castelo passou a ser Elmina.

Sem comentários: