terça-feira, 17 de setembro de 2019

Velho pescador

Há postais que nos lembram certas pessoas e várias pessoas lembram-se de mim quando vêem postais com velhotes. Foi mais uma vez o caso da Inês Brito, que já me enviou outros postais dedicados à 3ª idade. Assim que me lembre, já me mandou um velhote com um burro, um velhote a vender peixe e agora é um pescador. 

© Edição Vistal * Foto: W. Müller / Art and concept: G. A. Wittich
Os baixos salários, as restrições à captura e a concorrência da náutica de recreio estão a fazer baixar o número de pescadores em Portugal, sobretudo no Algarve, região onde, desde 2001, o número caiu para metade.
De acordo com dados divulgados pela Pordata, existem 17.642 pescadores em Portugal, grupo profissional que tem vindo a diminuir desde 2001 em todas as regiões do país, com o Algarve no topo da lista, região na qual se registou uma redução de 56% de pescadores entre 2001 e 2017.
De acordo com os mesmos dados, verifica-se também uma alteração da concentração geográfica do número pescadores em Portugal: em 2001, era no Algarve e no Norte onde se encontravam grande parte dos pescadores; em 2017, quase metade dos pescadores de Portugal encontram-se nas regiões do Norte e Centro (26% e 23%, respetivamente). - inhttps://jornaleconomico.sapo.pt

Sem comentários: