segunda-feira, 9 de setembro de 2019

AU-674254

Este é um postal oficial da Austrália, é um FDC emitido pelos correios da Austrália mas a imagem leva-nos até à Papua Nova Guiné e a uma batalha durante a Segunda Guerra Mundial, a Batalha da Baía de Milne. É o meu primeiro postal deste país. 

A Batalha da Baía Milne, também conhecida como Operação RE pelos japoneses, foi uma batalha da campanha do Pacífico da Segunda Guerra Mundial, travada entre 25 de Agosto e 7 de Setembro de 1942.

AU-674254, enviado pela Laura.
Tropas navais japonesas especiais, conhecidas como Kaigun Rikusentai, atacaram os aeródromos aliados na Baía Milne que tinham sido estabelecidos na ponta oriental da Nova Guiné. Devido ao fraco trabalho de inteligência, o Japão calculou mal o tamanho da guarnição inimiga no local, que era predominantemente composta por australianos. Acreditando que os aeroportos eram defendidos por apenas duas ou três companhias, os orientais desembarcaram inicialmente em 25 de Agosto de 1942, com uma força equivalente a um batalhão. Os aliados, avisados pela inteligência do Ultra, haviam reforçado fortemente as suas defesas.
A batalha é considerada a primeira na campanha do Pacífico na qual as tropas aliadas derrotaram decisivamente as forças terrestres do Japão. Pois embora as tropas japonesas já tivessem experimentado reveses pontuais em outras partes do Pacífico desde o início da guerra, na batalha da Baía Milne foram, pela primeira vez, obrigados a retirar-se completamente e abandonar seu objectivo estratégico. Como resultado do conflito, o moral entre os Aliados cresceu, e a Baía Milne tornou-se uma base utilizada para montar as operações subsequentes na região. - in: wikipédia

Sem comentários: