quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Mesquita-Catedral de Córdoba - Espanha

Já tive planos para ir à Andaluzia mas não se concretizaram. Na lista dos locais a visitar estava e estará, obviamente, Córdoba, uma cidade cujo centro histórico está classificado como Património Mundial. Uma das principais e mais conhecidas atracções da cidade é a Mesquita - Catedral. 
Pensei que já tinha postais do exterior da Mesquita - Catedral mas na verdade este, enviado pelo Zé, é o primeiro.

A Mesquita-Catedral de Córdoba (Património da Humanidade desde 1984) é sem dúvida o monumento mais significativo em todo o mundo muçulmano ocidental e um dos edifícios mais incríveis do mundo. A evolução completa do estilo omeyano na Espanha pode ser vista em suas diferentes secções, bem como nos estilos gótico, renascentista e barroco da parte cristã.
O local que a Mesquita-Catedral ocupa tem sido usado para o culto de diferentes divindades desde os tempos antigos. Sob o domínio dos visigodos, a Basílica de Saão Vicente ocupava esse mesmo local e, mais tarde, depois dos muçulmanos compraram parte do terreno, uma mesquita primitiva foi construída. A basílica era de forma rectangular e durante algum tempo foi compartilhada por cristãos e muçulmanos. À medida que a população muçulmana aumentou, o governante Abderramão I adquiriu todo o local e demoliu a basílica para dar lugar à primeira mesquita de Alhama (principal) na cidade. Alguns dos materiais de construção originais da basílica visigótica ainda podem ser vistos na primeira secção da mesquita construída por Abderramão I.
A grande mesquita é composta de duas áreas distintas, o pátio ou sahn, com seus pórticos (a única parte construída por Abd al-Rahman III), onde fica o minarete - hoje em dia, envolto na torre renascentista - e o salão de orações, ou haram. A área interna é composta por uma floresta de colunas com um esquema de cores harmonioso de arcos vermelhos e brancos. As cinco áreas separadas da mesquita correspondem a cada uma das cinco extensões realizadas.

Sem comentários: