quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Cabo de São Vicente

Nas últimas semanas foram muitos os encontros Postcrossing a acontecer desde Lisboa ao Algarve e muitos postais a chegar à minha caixa de correio. 
No Algarve o Tiago juntou-se mais uma vez ao Paulo e à Ana para mais um encontro mensal e desta vez tiveram uma convidada extra, a Raquel. O último destes postais é o que eles assinaram para mim. Para além do postal do Tiago, também aqui estão postais enviados pela Vitória, pela Leninha, pelo Zé Pombal e pela Carla.

Cabo de São Vicente, na freguesia de Sagres, é o ponto mais a sudoeste de Portugal e da Europa continental. Até ao século XIV era considerado o fim do mundo conhecido. 
Segundo a lenda, o nome deste cabo está ligado à história de um diácono ibérico martirizado do século IV, São Vicente, cujo corpo foi trazido para terra aqui. Um santuário foi erguido sobre seu túmulo; de acordo com o geógrafo árabe Al-Idrisi, sempre foi guardado por corvos. O rei Afonso Henriques (1139–1185) mandou exumar o corpo do santo em 1173 e levou-o de navio para Lisboa, sempre acompanhado pelos corvos. Esta transferência das relíquias está representada no brasão de armas de Lisboa.

© Michael Howard photography www.mikehowardphoto.com
Neste cabo encontra-se a Fortaleza de São Vicente, erigida no século XVI para proteger a costa dos frequentes ataques de piratas mouros. Surgiu no local onde se encontrava um convento medieval, que segundo a lenda teria acolhido os restos mortais de São Vicente.
Trata-se de uma construção militar de planta poligonal com um portal de entrada encimado por escudo real e que possuía ponte levadiça. - inhttps://www.visitalgarve.pt

Para além da fortaleza, podemos visitar também o farol. 
O farol do Cabo São Vicente ou Farol de D. Fernando, foi mandado erigir por D. Maria II, tendo entrado em funcionamento em Outubro de 1846. Era iluminado a azeite e o carácter da luz era de dois clarões de dois segundos a cada dois minutos de período, sendo que o alcance luminoso rondava as seis milhas náuticas.
O farol foi, depois, votado ao abandono por vários anos, atingindo um estado de quase ruína.
Em 1897, devido ao estado precário do farol e do pouco rendimento da sua luz, iniciaram-se os trabalhos de remodelação.  As obras duraram 11 anos e em 1908 o farol começou a trabalhar com um novo aparelho, hiper-radiante.

Em 1914 foi instalado um sinal sonoro e em 1926 foram instalados motores-geradores para permitir a substituição da lanterna a vapor de petróleo por uma lâmpada eléctrica. Dadas as exigências da Segunda Guerra Mundial, em 1947 foram-lhe instalados painéis deflectores, tornando-se, assim, num farol aeromarítimo e em 1948 foi ligado à rede pública de energia eléctrica. Um ano depois, foi instalado em rádio farol que funcionou até 2001. Em 1982 foi automatizado e tornou-se controlador do Farol de Sagres. - in: wikipédia

poster XXL
O Tiago escolheu este postal porque este local lhe traz memória da minha visita ao Algarve há 2 anos. Durante um dia ele foi o meu guia e levou-me a alguns locais icónicos do barlavento algarvio, o Cabo de São Vicente foi precisamente um deles locais. Não estava nos meus planos ir até lá, foi por isso uma bela surpresa e um dia muito bem passado na companhia do Tiago.  

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