quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Unescos da Bulgária

Chegaram os últimos postais da Bulgária de que estava à espera. Graças à Lilia "childish", tenho quase todos os locais unesco da Bulgária, só me fica a faltar um, mas esse nem a Lilia tem.

"O Mosteiro de São João de Rila é o maior e mais famoso mosteiro da Igreja Ortodoxa na Bulgária. Está situado a noroeste dos montes Rila, a 117 km a sul de Sófia.
Fundado no século X pelo eremita João de Rila (Ivan Rilski), o mosteiro de Rila é considerado o maior tesouro cultural, histórico e arquitectónico da Bulgária. É também uma das mais importantes atrações turísticas da Bulgária e de toda Europa balcânica." - in: wikipédia
O mosteiro está classificado como Património Mundial desde 1983.

"As Igrejas Rupestres de Ivanovo são um grupo de igrejas monolíticas, capelas e mosteiros rupestres de rocha sólida e completamente diferente de outros complexos monásticos na Bulgária, localizado próximo à cidade de Ivanovo, a 20 kms ao Sul de Rousse, nos bancos rochosos de Rusenski Lom, 32 metros acima do rio. O complexo é famoso por seus belos e bem preservados frescos.
As cavernas da região foram habitadas por monges desde os anos 1220, quando foram encontradas pelo futuro Patriarca da Bulgária, Joaquim, até o século XVII, onde as células rupestres, capelas e igrejas eram feitas de rocha sólida. No cume do complexo monástico, o número de igrejas era de cerca de 40, enquanto que em outras regiões chegam a um número próximo de 300, sendo a maioria não preservada.
O complexo monástico é muito famoso graças a seus frescos dos séculos XIII e XIV, preservados em 5 igrejas, sendo considerados exemplos maravilhosos de arte medieval búlgara. As rochas usadas pelos monges incluem a Capela do Arcanjo Miguel, o Batistério, a Capela Gospoved Dol, a Igreja de São Teodoro e a igreja principal. Muitas inscrições seculares também foram preservadas nos mosteiros, incluindo as famosas inscrições do monge Ivo Gramatik que datam entre 1308 e 1309.
As igrejas rupestres de Ivanovo foram adicionadas à lista de Património Mundial da Unesco em 1979." - in: wikipédia

"A Igreja de Boyana é uma Igreja Ortodoxa Búlgara medieval situada a sul de Sófia, no bairro de Boyana.

O edifício, de dois pisos, está formado por três alas. A ala leste foi construída aos finais do século X ou princípios do XI. No século XIII, durante o Segundo Império Búlgaro, acrescentou-se a ala central. A igreja ficou completa com a ala oeste a meados do século XIX. A igreja é célebre por seus frescos, realizados em 1259 sobre outros mais antigos.

Representam um dos exemplos mais completos e melhor conservados da arte medieval da Europa Oriental. No total, são oitenta e nove cenas com duzentos e quarenta figuras humanas. O autor é desconhecido, mas provavelmente pertencia a escola de Tarnovo.

Dezoito cenas do nártex, que ilustram a vida de São Nicolau, contém detalhes da sociedade da época: Em O milagre no mar, o barco e os chapéus dos marinheiros recordam para a frota veneziana. Os retratos do sebastocrator Kaloyan, construtor da ala central, e sua esposa Desislava, assim como os do czar Constantino I e a czarina Irina, considerados entre os mais impressionantes e logrados da igreja, encontram-se no muro norte.

Além da primeira capa de frescos, dos séculos XI e XII, do que se conservam poucos fragmentos, e da segunda, a mais famosa, de 1259, a igreja tem uns poucos frescos mais recentes, dos séculos XIV, XVI e XVII, assim como de 1882.

Os frescos tem sido restaurados sucessivamente entre 1912 e 1915, em 1934, em 1944 e entre 1977 e 2000.

O monumento foi declarado Património da Humanidade em 1979." - in: wikipédia

"O Túmulo Trácio de Kazanluk é uma sepultura em formato de "colmeia" abobadada de tijolos próxima à cidade de Kazanluk na Bulgária.
O túmulo é parte de uma grande necrópole Trácia. Compreende um corredor estreito e uma câmara mortuária circular, ambas decoradas com murais representando trácios em um ritual funerário. O monumento data de antes do século IV e está prtegido pela Unesco como Património Mundial desde 1979.
As paredes são memoráveis pelos esplêndidos cavalos e especialmente pelos gestos de adeus, nos quais uma dupla sentada segura o pulso um do outro em um momento de ternura e igualdade. As pinturas são as obras artísticas búlgaras mais preservadas do período Helenista." - in: wikipédia

"O túmulo trácio de Svechtari encontra-se a 2,5 km a sudoeste da povoação de Vechtari, na região nordeste da Bulgária.
Este túmulo trácio descoberto em 1982 pertence ao século III a.C. e reflete os princípios estruturais básicos correspondentes às construções religiosas trácias. A decoração arquitectónica do túmulo é considerada única devido às suas cariátides policromadas metade humanas, metade plantas e os seus murais pintados. Os altos-relevos das dez figuras femininas esculpidas nas paredes da recâmara central e os decorados da luneta na abóbada são os únicos exemplos deste tipo que se têm encontrado por enquanto em território trácio. O túmulo é um testemunho excepcional da cultura dos getas, uma tribo trácia que, segundo os geógrafos da Antiguidade, esteve em contacto com as civilizações helenística e hiperbórea.
Em 1985, a Unesco designou o túmulo trácio de Svechtari Património da Humanidade." - in: wikipédia

"O Cavaleiro de Madara é uma escultura esculpida em pedra, do início da Idade Média, fica a leste do Planalto Madara Shumen, a leste da cidade de Sumen, no nordeste da Bulgária, perto da aldeia de Madara.
A imagem é o símbolo da Bulgária.
A 23 metros sobre o solo numa falésia quase vertical de cem metros de altura, o relevo representa um cavaleiro cravando uma lança a um leão que jaze aos pés do seu cavalo. Uma águia voa frente do cavaleiro, e um cão corre atrás dele. A cena é uma representação simbólica de um triunfo militar.
O relevo foi talhado, segundo as datações realizadas, por volta de 710, durante o reinado do khan protobúlgaro Tervel, o que apoia a tesse de que se trata de um retrato do próprio khan e é obra dos Protobúlgaros, uma tribo nómada de guerreiros que se estabeleceu ao nordeste da Bulgária em finais do século VII e, após misturar-se com os Eslavos locais deu origem aos modernos Búlgaros. Outras teorias propõem uma origem trácia para o relevo, que nesse caso representaria um deus." - in: wikipédia

"O Parque Nacional Pirin é um parque nacional da Bulgária, com uma área de 274 km² e com uma altitude que vai de 1.008 to 2.914 metros, que abrange grande parte das Montanhas Pirin. Foi estabelecido em 8 de Novembro de 1962 e no ano de 1983 foi reconhecido como Património Mundial pela Unesco." - in: wikipédia

Sem comentários: