quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Unescos da China

Mais dois postais de dois locais unesco chineses novos na minha colecção, o Monte Tai ou Taishan e as Grutas de Mogao. Os dois foram enviados pela Vicky "metroandro".
Ah, um dos selos tem uma marta ;).


"Situado a sul da cidade de Jinan, no centro da província de Shandong, o Monte Tai estende-se por mais de 200 km na direção leste-oeste com uma superfície de 426 km². No leste da planície do Huabei, o pico do Monte Tai, Yuhuangding, apesar de ter uma altura de apenas 1545 metros, sobressai, entretanto, das baixas colinas e planícies que se encontram a seu redor num raio de várias centenas de quilómetros quadrados. Monte Tai foi um local de peregrinação imperial durante quase dois mil anos, e as obras-primas artísticas contidas lá estão em harmonia perfeita com a paisagem natural. Sempre foi uma fonte de inspiração aos artistas e estudantes chineses e simbolizou as antigas civilizações e crenças chinesas." - in: wikipédia
O Monte Tai foi inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade em 1987.

"Situadas num ponto estratégico ao longo da Rota da Seda, um local importantíssimo para o comércio assim como de influências intelectuais, culturais e religiosas, os 492 santuários nas cavernas e grutas em Mogao são famosos pelas suas estátuas e pinturas rupestres, abrangendo cerca de 1000 anos de arte budista.
As Grutas de Mogao, situadas nos arredores da cidade de Dunhuang (no noroeste da China), contém 735 covas com mais de 45.000 metros quadrados de pinturas murais, o que as tornam o maior conjunto de arte budista do mundo.
Também conhecidas como as "Cavernas dos Mil Budas", as Grutas de Mogao foram escavadas no ano de 366, na encosta da montanha Mingshashan, e estendem-se, de norte a sul, por quase dois kms. Ao mesmo tempo em que se esculpiam as esculturas exteriores, as covas interiores iam sendo preenchidas com as estátuas de budas.
Os murais com temas budistas, mostram narrações dos sutras e representações de budas e personagens mitológicos oriundos da Índia, Ásia Central e outras partes da China.
As Grutas de Mogao, consideradas pelos peritos como uma “Enciclopédia da Idade Média”, foram incluídas na lista do Património Mundial pela Unesco em 1987." - in: wikipédia

Sem comentários: