quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Anfiteatro de El Jem - Tunísia

Ontem estive a rever as minhas listas unesco e fazer contas para perceber quantos locais unesco tenho na minha colecção. Finalmente bate tudo certo e deu-me uma soma de 507 locais, sendo o 507, este postal com o Anfiteatro de El Jem na Tunísia, enviado pelo Boguslaw "bodexs".

"O Anfiteatro de El Jem é o maior coliseu do norte de África, e o maior do mundo a seguir ao de Roma. Situa-se a cerca de 200 km a sudeste de Tunes, na Tunísia.

O enorme anfiteatro construído no século III (mais concretamente entre 230-238) por ordem do oficial Gordian, que podia acomodar 35 mil espectadores, ilustra a grandeza da Roma Imperial e foi inscrito pela Unesco, em 1979, na lista dos locais ou monumentos que são Património da Humanidade.

O coliseu tem um comprimento de 148 metros por 122 metros de largura, com uma altura de cerca de 35 metros. Parte da sua muralha desapareceu em 1695, para pôr a descoberto os lugares de abrigo dos dissidentes contra os otomanos. As pedras usadas para construir o coliseu foram transportadas de Salakta, a 30 quilómetros. Em 238 a construção do colioseu parou devido à morte de Gordian." - in: wikipédia

Sem comentários: