sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dragões de Komodo - Indonésia

Não tenho nada contra répteis, até gosto bastante, mas estes animais são mesmo feios. É só por se tratar de um postal unesco que estes bichos vieram parar à minha caixa de correio. Os dragões de Komodo são protegidos pela lei da Indonésia, e o Parque Nacional de Komodo foi fundado para ajudar os esforços de protecção. Este parque é Património Mundial da Humanidade desde 1991.


"O Dragão de Komodo é uma espécie de largarto que vive nas ilhas de komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. Pertence à família de lagartos-monitores varanidae, e é a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir 2–3 m de comprimento e 70 kg de peso. O seu tamanho invulgar é atribuído ao gigantismo insular, uma vez que não há outros animais carnívoros para preencher o nicho ecológico nas ilhas onde ele vive, e também ao seu baixo metabolismo. Como resultado deste gigantismo, estes lagartos dominam o ecossistema onde vivem. Apesar dos dragões de komodo comerem principalmente carniça, eles também caçam e fazem emboscadas a presas incluindo invertebrados, aves e mamíferos.
A época de reprodução começa entre maio e agosto, e os ovos são postos em setembro. Cerca de vinte ovos são depositados em ninhos de megapodiidae abandonados e ficam a incubar durante sete a oito meses, e a eclosão ocorre em abril, quando há abundância de insectos. Os dragões de komodo juvenis são vulneráveis e, por isso, abrigam-se em árvores, protegidos de predadores e de adultos canibais. Demoram cerca de três a cinco anos até chegarem à idade de reprodução, e podem viver até aos cinquenta anos. São capazes de se reproduzir por partenogénese, no qual ovos viáveis são postos sem serem fertilizados por machos.
Os dragões de komodo foram descobertos por cientistas ocidentais em 1910. O seu grande tamanho e reputação feroz fazem deles uma exibição popular em zoológicos." - in: wikipédia

Sem comentários: