quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Igreja da Peregrinação de S. João Nepumaceno

Este é o último postal enviado pelo Emerich e foi por causa dele que lhe propus esta troca. Tanto interesse num postal justifica-se por se tratar de um postal de um local unesco que me faltava da Rep. Checa. A Igreja da Peregrinação de S. João Nepumaceno em Zelená Hora, está na lista do Património Mundial da Humanidade desde 1993.

Esta igreja é a obra prima de Santini, um magnífico arquitecto cujos maiores trabalhos representam uma mistura curiosa dos estilos barroco e góticos.

Os trabalhos de construção iniciaram-se em 1719, quando a Igreja Católica declarou a língua de João Nepumaceno incorrupta, ou seja, não se decompôs após a morte. Foi consagrada depois da beatificação do santo em 1720 e a construção terminou em 1727.

Santino escolheu, para a sua obra, o motivo dominante da estrela como símbolo do santo. Segundo reza a lenda, apareceu uma coroa com cinco estrelas acima do corpo do mártir afogado. Para a igreja em estilo barroco-gótico é característica a composição em forma de estrela (a planta tem uma forma de estrela, a igreja tem cinco saídas, no altar-mor há cinco estrelas e cinco anjos). O altar-mor representa o mártir elevado pelos anjos ao céu. Os altares laterais são devotados aos quatro evangelistas. As figuras encontram-se num esquisito redemoinho de chamas e parecem profundamente comovidas. O topo da cúpula é decorado pela língua monumental do santo (símbolo de S. João Nepomuceno) numa roda em chamas.

Sem comentários: