terça-feira, 4 de janeiro de 2022

HR-95874

Feliz Ano Novo!
Já receberam postais este ano? Eu só ainda recebi postais de Natal e uma carta. Ainda está para chegar aquele ou aqueles que serão os primeiros postais do ano e no que diz respeito a oficiais, ainda deve demorar um bocadito para chegar o primeiro. 
Falando de oficiais, chegou a hora das estatísticas. Em 2021 minha caixa de correio recebeu postais oficiais 62 vezes, com um total de 114 postais. Os enviados foram 112. Esses números são um pouco melhores do que em 2020. Uma coisa não mudou, a maioria dos postais enviados e recebidos são da Alemanha, EUA e Rússia. Além desses três países, enviei postais para 21 países, o mesmo que em 2021, e recebi de 23, menos que em 2021. Um desses 23 foi a Croácia, com este postal, apenas o meu 2º oficial de lá.
 

HR-95874, enviado pela Nada.
Labin e Rabac são duas cidades croatas na Ístria. 
Labin é uma cidade medieval localizada na parte sudeste da Ístria, numa colina de 320 metros de altura acima de Rabac. A cidade desenvolveu-se no local de um assentamento romano chamado Albona ("alba" que significa colina), que foi mencionado pela primeira vez em 285 d. C. Labin consiste em duas partes: a cidade velha, que fica no topo da colina, e a parte nova, o chamado Podlabin (“Underlabin”). A combinação da cidade velha com a nova torna o passeio pelas ruas como uma visita a um museu. É possível ver os portões da cidade do século XV, a pousada do século XVII, detalhes renascentistas e fachadas barrocas. 
Conhecida como “Pérola da Baía Kvarner”, Rabac é uma famosa estância turística que foi uma pequena vila de pescadores até meados do século XIX. Devido à sua localização (bela baía e arredores esplêndidos), Rabac passou a atrair visitantes, inclusive o escritor inglês Richard Francis Burton, que até escreveu um livro intitulado “A costa da Ístria”.

Sem comentários: