sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

DE-11351779

Quando fui ao encontro Postcrossing em Colónia, a catedral não foi o único local UNESCO que visitei. Fomos até à cidade de Koblenz, que se situa no Vale do Alto Médio Reno, e aí apanhámos um barco até Braubach, onde visitámos o castelo de Marksburg, um dos muitos castelos que se encontram ao longo do vale.
 
A localização estratégica deste trecho de 65 km do Vale do Alto Médio Reno entre Bingen, Rüdesheim e Koblenz como uma artéria de transporte e a prosperidade que gerou, refletem-se nas suas sessenta pequenas cidades, nas vinhas em socalcos e nas ruínas dos castelos.
 

rahmerverlag
DE-11351779, enviado pela Jana.
Como via de transporte, o Reno serviu de ligação entre o sul e o norte do continente desde os tempos pré-históricos, permitindo trocas comerciais e culturais, que por sua vez levaram ao estabelecimento de assentamentos e que posteriormente se juntaram para formar cadeias de aldeias e pequenas cidades. 
A paisagem é pontuada por cerca de 40 castelos e fortalezas erguidas ao longo de um período de cerca de 1000 anos.
O Reno é um dos maiores rios do mundo e testemunhou muitos eventos cruciais na história da humanidade. O trecho do Vale do Médio Reno entre Bingen e Koblenz é, em muitos aspectos, uma expressão excepcional dessa longa história. É uma paisagem cultural que foi moldada pela humanidade ao longo de muitos séculos e sua forma e estrutura atuais derivam de intervenções humanas condicionadas pela evolução cultural e política da Europa Ocidental. A geomorfologia do Vale do Médio Reno, aliás, é tal que o rio ao longo dos séculos fomentou uma paisagem cultural de grande beleza que influenciou fortemente artistas de todos os tipos - poetas, pintores e compositores - nos últimos dois séculos.

Sem comentários: