terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Ruínas do Vihara Budista de Paharpur - Bangladesh

Hoje tive uma boa surpresa na caixa de correio. No passado mês de Agosto combinei uma troca com a Aditi para receber  um postal do terceiro e último local UNESCO do Bangladesh. Já tinha trocado uma vez com ela e tudo correu bem, o postal dela chegou bem rápido. Nesta 2ª vez, as semanas foram passando e o postal não chegava, pensei que se tivesse perdido. Afinal, não se perdeu, apenas deu uma grande volta e chegou são e salvo passados 6 meses depois de ter sido enviado. 

Durante um período de grandes mudanças na fé budista, foi em Paharpur que algumas das melhores mentes se reuniram para tentar entender tudo. Durante séculos, monges vieram ao grande complexo do mosteiro para discutir as questões mais profundas da humanidade. Paharpur tornou-se um dos centros intelectuais mais importantes da história e viu o surgimento de uma nova forma de budismo. O templo no centro do local seria usado como inspiração para os maiores monumentos budistas do sudeste da Ásia, incluindo Angkor Wat do Camboja e Borobudur da Indonésia.

O grande mosteiro de Paharpur foi estabelecido no século VIII e até ao século XII um dos centros intelectuais mais importantes do mundo .
O templo principal de Paharpur ergue-se do centro do local como uma manifestação física das novas ideias budistas aqui desenvolvidas. Foi a primeira vez que uma forma de cruz foi usada para o design de um templo budista. Ao redor das bordas do quadrilátero central estão as quatro longas paredes que compõem o mosteiro, cada uma com dezenas de divisões nas quais os monges teriam morado. 
Com linhas harmoniosas simples e uma profusão de decoração de placas de terracota esculpida, o mosteiro representa uma das maiores realizações artísticas de seu tempo. 

Sem comentários: