sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

PT RR - Grupo 143 * Surpresa de Janeiro '20

E já cá estão os postais surpresa de Janeiro. Nunca chegaram tão rápido mas nunca um grupo tinha sido tão pequeno. Como se costuma dizer, poucos mas bons e aqui ficam os postais do Óscar, do Tiago e do Rui. 

© GRAFIPOST - Editores e Artes Gráficas, Lda
Diz o Óscar que a Igreja Matriz de Vila Nova de Famalicão não é assim nada de especial mas que é mais bonita do que a nova igreja. Não sei como é a nova mas nova sugere-me arquitectura moderna e suspeito que, essa sim, não seja nada de especial. Esta do postal, data do século XVII / XVIII.  

© GRAFIPOST - Editores e Artes Gráficas, Lda
Embora se admita a existência de fortificações romanas e mouras no local, o mais provável é que este castelo tenha sido construído no século XI. Foi pertença das ordens dos Templários (que aqui tiveram a sua sede) e de Cristo, sendo alvo de várias demolições e reconstruções ao longo dos séculos, até passar finalmente para a posse da autarquia. 
A arquitectura é do tipo medieval, românica, com influências góticas e manuelinas. É um castelo simples e de pequenas dimensões, onde subsistem os restos da alcáçova, definida por quatro torres nos ângulos, uma porta suevo-visigótica e uma janela moçárabe. - in: https://lifecooler.com/artigo/atividades/castelo-de-soure/327701/

Postais de Setúbal
O Forte de São Filipe foi construído durante a ocupação espanhola, com início em 1582, no reinado de Filipe I, como forma de reforçar a defesa de Setúbal contra a pirataria (...).
Com a restauração da independência, em 1640, D. João IV manda ampliar as defesas e a sua adaptação ao uso de artilharia. 
Já no século XX, classificado como Monumento Nacional, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, fez obras de restauro e o forte foi adaptado para funcionar como pousada. - in: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-fortaleza-de-sao-filipe-de-setubal-14138

Sem comentários: