quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Roque Nublo - Gran Canaria

O ano passado foi declarado o primeiro e único Património Mundial da UNESCO na ilha da Gran Canaria, "Risco Caído e as Montanhas Sagradas da Paisagem Cultural da Gran Canaria". Este não é o meu 1º postal deste local UNESCO espanhol mas é o 1º que mostro aqui. Foi enviado pela minha correspondente finlandesa, Anna-Maria, que esteve na ilha o mês passado. 

Risco Caido e as Montanhas Sagradas da Paisagem Cultural de Gran Canaria englobam uma enorme área montanhosa no centro da ilha da Gran Canaria, protegida pela Caldera de Tejeda e formada por falésias e ravinas, numa área de excepcional biodiversidade. A propriedade contém um conjunto de manifestações, principalmente arqueológicas, de uma cultura insular extinta que parece ter evoluído em total isolamento, desde a chegada dos primeiros berberes do norte da África, provavelmente no início de nossa era, até a conquista espanhola no século XV.

© EDICIONES A. M. * Fotografia: A. Murillo
O Monumento Natural de Roque Nublo, é uma das áreas naturais mais emblemáticas da ilha da Gran Canaria. Está localizado dentro do Parque Rural de Nublo, no centro geográfico da ilha.
De origem vulcânica, a rocha ergue-se 80 metros acima de sua base e 1.813 metros acima do nível do mar. Nos tempos antigos, era usado como local de culto aborígene. Em 1987 foi declarada Área Natural e em 1994 foi declarada Parque Rural.

Sem comentários: