segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Pasargadae - Irão

Há uns anos conheci um casal de bloggers de viagens e o rapaz tinha acabado de vir do Irão. Ele falou-me maravilhas do país, da beleza dos monumentos, cidades e paisagens, simpatia das pessoas e depois de ler os posts sobre a viagem no blog, fiquei com imensa curiosidade sobre o país. Se forem como eu, nem é preciso ler muito, só as fotos já são incentivo suficiente para querer visitar o país. 
Bem, voltando aos postais, este é de Pasargadae, ou em português, Pasárgada, um dos 24 locais UNESCO do Irão. 

Pasargadae foi a primeira capital dinástica do Império Aqueménida, fundada por Ciro II, o Grande, no século VI a. C. Os seus palácios, jardins e o mausoléu de Ciro são exemplos notáveis da primeira fase da arte e arquitectura reais aqueménidas e testemunhos excepcionais da civilização persa. (...) Pasargadae foi a capital do primeiro grande império multicultural da Ásia Ocidental. Abrangendo o Mediterrâneo Oriental e o Egipto até o rio Hindus, é considerado o primeiro império que respeitava a diversidade cultural dos seus diferentes povos. Isso reflectiu-se na arquitectura aqueménida, uma representação sintética de diferentes culturas.

Ciro foi o fundador da Dinastia Aqueménida (c. 550-330 a. C), que se tornou o maior império do mundo antes de ser eclipsado pelo de Alexandre, o Grande.
O mausoléu foi descoberto por Alexandre, o Grande, no final do século IV a.C. quando ele conquistou o império persa.
Embora a cidade de Pasargadae agora esteja em ruínas, o mausoléu de Ciro, o Grande, permaneceu praticamente intacto e hoje é um sítio arqueológico classificado como Património Mundial para ajudar a proteger uma parte tão influente da história iraniana.

Sem comentários: