segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Encontro de Natal

Tal como o ano passado, este ano o encontro de Natal dos postcrossers tugas foi em Novembro mas este ano eu não consegui ir. Bem custou estar tão perto e não poder ir e ao que parece, foi mais um belo encontro. Quem não vai tem sempre a oportunidade de vir a receber postais e eu recebi estes belos 3 postais, num dia em que o carteiro até passou duas vezes. Obrigada à Patrícia, à Vitória e à Paula. 

Foto: Edite * The Postcrossing logo is a registered trademark
Castelo Branco foi a cidade escolhida para receber o encontro e o postal oficial retrata um dos símbolos mais conhecidos da cidade, o seu bordado. 
O Bordado de Castelo Branco tem características que o tornam único e distinto entre os bordados portugueses: os motivos têm uma estética que corresponde a uma gramática visual própria. A intensidade das cores e a luz é conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru. Os desenhos/motivos tem uma simbologia própria que o observador é convidado a descobrir: a Árvore da Vida, os  pássaros, os cravos,  as rosas, os lírios, as romãs ou os corações –  todos com um perfil claramente exótico. Estas características do Bordado de Castelo Branco foram transpostos para o urbanismo, sendo observáveis quer nas calçadas, como nos edifícios, tornando-se assim num dos símbolos da cidade. - in: https://www.cm-castelobranco.pt

Foto: Nicola di Nunzio
Não é de Castelo Branco mas é um dos temas mais conhecidos na minha colecção, velhotes. Nunca tinha visto este postal mas fica lindamente junto com os meus outros postais dedicados à 3ª idade. 

Fotografia: Manuel Ribeiro
Não sei bem porquê mas gosto bastante de pontes romanas. Esta é a Ponte de Nossa Senhora da Graça em Nisa. Situada sobre a Ribeira de Nisa, esta ponte, constituída por cinco arcos de volta perfeita, está associada a um troço de via calcetada, importante herança do período de ocupação romana da região. 

Sem comentários: