terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Lübeck - Alemanha

A Alemanha deve ser o país com mais cidades que gostaria de visitar. O ano passado visitei algumas na Baviera e quando um dia me decidir ir para norte, vou querer ir a Lübeck. 

Lübeck, a rainha indiscutível da Liga Hanseática, foi fundada em 1143 como "a primeira cidade ocidental na costa do Báltico". A cidade velha medieval é um dos principais exemplos da arquitectura gótica de tijolos e reflecte o passado ilustre de Lübeck como um antigo centro do comércio internacional.

© Schöening Verlag
DE-8775394, enviado pela Sonja.
Em 1987, a Cidade Velha de Lübeck tornou-se a primeira no norte da Europa a ser considerada Património Mundial da Humanidade. 
Durante centenas de anos, o nome Lübeck foi sinónimo de liberdade, justiça e prosperidade. A Lei de Lübeck, uma colecção de princípios básicos de direito em terra e mar, bastante progressista para a época, serviu de inspiração para a fundação de mais de 100 cidades em torno do Mar Báltico. Isso permitiu que a liga de cidades mercantis Hansa alcançasse um crescimento fabuloso, tornando-se a maior potência comercial desse período. 

O centro incontestável desse poder era Lübeck, uma das mais reluzentes metrópoles do antigo comércio internacional. A cidade antiga, cercada de água e com as sete torres das suas cinco igrejas principais, conta uma história intensa de mais de 1.000 anos (...).
Com merecimento: os monumentos arquitetônicos nos estilos gótico, renascentista, barroco e classicista, suas ruelas e becos, igrejas e mosteiros, residências burguesas e fortalezas, tudo isso forma um conjunto de incomparável harmonia. - in: https://www.germany.travel/pt

Sem comentários: