quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Museu Vasa - Suécia

Disse no post anterior que não sou muito fã de museus e no entanto apresento mais um postal de um museu que já visitei. Estive em Estocolmo em Junho e o Museu Vasa era dos locais que queria visitar. A ideia de ver um navio que esteve debaixo de água mais de 300 anos, era demasiado excitante para deixar passar ao lado. Fiquei de queixo caído quando vi o navio. É impressionante que algo que esteve debaixo de água durante mais de 3 séculos, tenha sido recuperado e restaurado de forma tão brilhante. Valeram bem a pena as coroas gastas no bilhete. Para quem quiser visitar o museu, é só ir até à ilha de Djurgården. 
Podia ter sido eu a enviar este postal, mas não, foi o Damien que esteve em Estocolmo em Outubro.

Este é um dos museus mais visitados da Escandinávia. Todos os anos cerca de 1,5 milhão de visitantes apreciam as exposições no museu, que descrevem a história e a vida do navio de guerra Vasa e como, após 333 anos no fundo da baía de Estocolmo, o navio foi redescoberto e recuperado.

Photo cover: Magnus Svensson ©
O Vasa é um navio de guerra sueco construído entre 1626 e 1628. O navio afundou após navegar cerca de 1.300 metros na sua viagem inaugural em 10 de Agosto de 1628. No século XVII a maior parte do seu valioso canhão de bronze foi resgatado mas só foi localizado novamente no final da década de 1950, numa uma movimentada faixa de embarque nos arredores do porto de Estocolmo. O navio foi recuperado com um casco praticamente intacto em 1961.
Durante a recuperação de 1961, milhares de artefactos e restos de pelo menos 15 pessoas foram encontrados dentro e ao redor do casco do Vasa por arqueólogos marinhos. Entre os muitos itens encontrados estão roupas, armas, canhões, ferramentas, moedas, talheres, comida, bebida e seis das dez velas. Os artefactos e o próprio navio forneceram aos estudiosos informações valiosas sobre detalhes de guerra naval, técnicas de construção naval e vida quotidiana na Suécia no início do século XVII.

Sem comentários: