terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Museu Victor Horta - Bélgica

Confesso que visitar museus não é das minhas coisas preferidas, a não ser que sejam sobre algo que gosto mesmo muito. Quando fui a Bruxelas quis visitar este museu, apenas por se tratar de um local UNESCO, não por me interessar por Arte Nova. Não achei que me fosse surpreender ou gostar mas acabei por adorar e é actualmente o meu museu preferido. 
Há pouco tempo o Tiago foi até à Bélgica e sugeri-lhe que visitasse este museu. Ele seguiu o meu conselho e também gostou muito. Ele e a Raquel enviaram-me um postal de lá, o do interior. O outro, com um selo também do museu, foi enviado por mim aquando da minha viagem. 

 Victor Horta foi um arquitecto belga, o pioneiro da Art Nouveau na Bélgica.
Na Bélgica, a Art Nouveau amadureceu e encontrou a sua mais alta expressão na arquitectura de Victor Horta, que influenciou outros países. Entre as suas obras-primas, marcadas por pródigas decorações, estão a Casa Tassel (1892-1893), em Bruxelas, sua obra-prima, a Casa Solvay (1895-1900), a Casa van Eetvelde(1896-1899) e a sua própria residência no bairro de Saint-Gilles, em Bruxelas (1898-1899), mais tarde transformada no actual Museu Horta.

© Photo Basin & Evrard
O Museu Horta não é um museu tradicional, onde os objectos expostos são a principal atracção. No Museu Horta ocorreu o inverso: o próprio edifício é a peça de museu.
Inaugurado em 1898, este museu era a antiga casa e atelier de Horta, depois transformado na casa museu do arquitecto.
As principais construções de Victor Horta (Casa Tassel, Casa Solvay, Casa van Eetvelde e o Museu Victor Horta), foram adicionadas à lista de Património Mundial da UNESCO em 2000.

Sem comentários: