domingo, 18 de novembro de 2018

Zadar - Croácia

Tenho muitas viagens planeadas na minha cabeça e uma delas é uma viagem pela Croácia, começando em Zagreb, seguindo até Parque Nacional dos Lagos de Plitvice e de lá, seguir a costa do Adriático. Zadar é definitivamente um dos lugares que eu quero visitar. O centro da cidade parece bastante interessante e desde que o seu sistema defensivo foi classificado como local UNESCO, estou ainda mais interessada em visitar esta cidade com cerca de 3000 anos de história. 
Este postal foi enviado pela Agata. 

Foto: A. Carli 
Em 2017, o Sistema Defensivo de Zadar entrou para a lista do Patriménio Mundial da UNESCO como uma das Obras Venezianas de Defesa entre os séculos XVI e XVII. Para além do sistema defensivo de Zadar,  o Forte de São Nicolau em Šibenik e outros sistemas defensivos na Itália e Montenegro, foram também classificados. 
Os séculos XV e XVII foram a idade de ouro da poderosa República de Veneza, cujo governo também incluía alguns dos territórios croatas, como a região de Zadar. Foi uma importante república marítima e uma das principais potências comerciais da época.
Durante o domínio veneziano, Zadar foi o centro militar e administrativo na costa do Adriático e o sistema defensivo reflecte seu importante papel. Situado na península histórica, o sistema segue o litoral e consiste nas muralhas e portões da cidade, como a Porta Terraferma, um exemplo de obras renascentistas do famoso arquitecto veneziano Michele Sanmicheli.

Sem comentários: