quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Campo de Gelo Columbia - Canadá

Adoro estas paisagens com neve do Canadá. Este é mais um dos postais enviados pelo Luís.

O Campo de gelo Columbia é um dos maiores campos de gelo e neve abaixo do círculo polar ártico. Localiza-se nas Montanhas Rochosas no Canadá, entre os parques nacionais de Banff e Jasper, ambos na província de Alberta. É o maior acúmulo de gelo das Montanhas Rochosas, possuindo cerca de 325 km² de área, 100 a 365 m de profundidade, além de receber cerca de 7 m de neve por ano. - in: wikipédia

No local há vários glaciares, e, entre os maiores estão o Athabasca (que se pode ver no postal), Castleguard, Columbia, Domee e Stutfield.


Foto: R. Kelly


O glaciar Athabasca tem aproximadamente 6 km de comprimento e cobre uma área de 6 km² com uma espessura que varia entre os 90 e os 300 metros. Devido ao aquecimento do clima, este glaciar recuou mais de 1.5 km nos últimos 125 anos, perdendo mais de metade do seu volume. Actualmente encontra-se em regressão à velocidade de 2-3 metros por ano. A sua velocidade de saída do campo de gelo é de alguns centímetros por dia.


Devido à sua proximidade à estrada que liga Banff a Jasper, bem como ao relativamente fácil acesso, é o glaciar mais visitado da América do Norte.

Sem comentários: