quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Campo de Gelo Columbia - Canadá

Adoro as paisagens com neve do Canadá. Continuando com atracções naturais canadianas, estes dois postais do Campo de Gelo Columbia, mostram o glaciar mais visitado da América do Norte.
O 1º postal foi enviado de Espanha pelo Luís e o 2º é um oficial. 

Foto: R. Kelly
O Campo de gelo Columbia é um dos maiores campos de gelo e neve abaixo do círculo polar ártico. Localiza-se nas Montanhas Rochosas no Canadá, entre os parques nacionais de Banff e Jasper, ambos na província de Alberta. É o maior acúmulo de gelo das Montanhas Rochosas, possuindo cerca de 325 km² de área, 100 a 365 m de profundidade, além de receber cerca de 7 m de neve por ano. - in: wikipédia
No local há vários glaciares, e, entre os maiores estão o Athabasca (que se pode ver no postal), Castleguard, Columbia, Domee e Stutfield.

Alberta Color

CA-386547, enviado pela Susan.
O glaciar Athabasca tem aproximadamente 6 km de comprimento e cobre uma área de 6 km² com uma espessura que varia entre os 90 e os 300 metros. Devido ao aquecimento do clima, este glaciar recuou mais de 1.5 km nos últimos 125 anos, perdendo mais de metade do seu volume. Actualmente encontra-se em regressão à velocidade de 2-3 metros por ano. A sua velocidade de saída do campo de gelo é de alguns centímetros por dia.

Sem comentários: