sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Forte de S. Nicolau, Sibenik - Croácia

Todos gostamos de postais surpresa e eu gosto ainda um pouco mais deles se forem de um local UNESCO em falta. Para me agradecer um postal que lhe enviei de Malta, a Agata surpreendeu-me com esta bela vista de Sibenik com a Fortaleza de São Nicolau, um dos dois locais croatas classificados pela UNESCO, em 2017, como parte das Obras de Defesa Venezianas.
Hvala Agata.

Tal como as Muralhas de Zadar, o outro dos locais classificados, a República de Veneza construiu o Forte de São Nicolau no século XVI para proteger a cidade dos ataques dos turcos otomanos.
Com a sua forma triangular única e construção robusta, tornou-se o forte mais forte da costa croata.
Sibenik era importante para La Serenissima devido aos seus produtos agrícolas e às salinas nas proximidades. O forte foi erguido para proteger o porto vital de Sibenik e, portanto, estava situado na entrada do canal de Santo Antônio, que ligava Sibenik ao mar aberto. 
Tal como os outros fortes Venezianos, este é um forte construído segundo o estilo alla moderna. Foi projectado pelo arquitecto veneziano, Michele Sanmicheli e foi construído pelo seu sobrinho, Giangirolamo Sanmicheli entre 1540 e 1547.

Sem comentários: