sexta-feira, 30 de novembro de 2018

9º Encontro de Natal

Está oficialmente aberta a época dos almoços e encontros de Natal e no Postcrossing já se começou a festejar. O 9º Encontro de Natal realizou-se no passado fim-de-semana em Viseu. Desta vez eu fui!! Fui eu e mais 23 postcrossers, aos quais se juntaram maridos, esposas, netos, namorados, etc. No total foi muita gente reunida à volta dos postais. 
Falando em postais, tivemos e como vem sendo hábito em encontros oficiais, um postal oficial, que eu enviei para mim. A Sofia também esteve no encontro e, surpresa, também me enviou um postal.

Imagem by Cristovão Cunha * the Postcrossing logo is a registered trademark
A grande surpresa para mim foi mesmo cantarem-me os parabéns durante o almoço. Como se isso não bastasse, houve também um bolo de aniversário e um postal assinado por todos. Foi (quase) de ir às lágrimas. Se algum deles estiver a ler isto, obrigada outra vez!!

Apesar de não viver longe de Viseu, não conheço muito bem a cidade. No postal que a Sofia enviou, podem ver-se alguns dos pontos de interesse de Viseu. 

www.edigpostal.com
Ocupada desde a época castreja, a história de Viseu está intimamente relacionada com a História de Portugal. Se a mítica figura de Viriato, o guerreiro que liderou as tribos lusitanas contra os romanos, deu à antiga cividade um papel de importância vital durante a romanização, também D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, estabeleceu uma estreita ligação entre com os primeiros anos da fundação da nacionalidade e esta nobre cidade da Beira Alta. 
Mas se não podemos separar Viseu da história do país, também as artes devem muito à cidade berço de Vasco Fernandes, cujas obras são símbolos da erudição e excelência do Renascimento português. O famoso pintor do século XVI é a figura maior da herança artística de Viseu, e o Museu Grão Vasco reúne um considerável espólio do artista, mantendo viva a sua memória na cidade.
A cidade atingiu, também, o seu apogeu na arte sacra e na arquitectura religiosa, como comprovam as inúmeras igrejas que adornam o centro histórico, o Museu de Arte Sacra e a própria Sé, um dos mais emblemáticos edifícios de Viseu e testemunho da importância desta cidade beirã como sede de diocese.
A catedral de Viseu é, aliás, um excelente ponto de partida para uma visita à cidade. No Adro da Sé, um dos principais locais de interesse do centro histórico, pode encontrar, para além da Sé e dos Museus, a Igreja da Misericórdia, o pelourinho e o Passeio dos Cónegos. Aqui não é raro deparar-se com o negro granito, característico da região, emoldurando em contraste as fachadas brancas de aspecto imaculado. Depois, siga até ao Rossio, onde pode descontraidamente usufruir dos espaços verdes, ou percorra os troços da muralha defensiva erguida por D. João I e concluída apenas no reinado de D. Afonso V, que ainda se erguem para além das Portas dos Cavaleiros e do Soar. - in: http://www.centerofportugal.com/pt/viseu/

Sem comentários: