segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Grande Mesquita e Hospital de Divriği - Turquia

Há alguns locais UNESCO da Turquia de onde não é nada fácil arranjar postais, este era um deles. Nunca tinha visto sequer postais desta mesquita e hospital, os primeiros monumentos turcos a serem classificados como Património Mundial. Foi graças ao Ercan que recebi este postal e espero voltar a trocar com ele porque tem mais uns postais de uns locais que me fazem falta. 

Reconhecida pela sua arquitectura monumental e suas decorações na pedra, esta obra-prima, que inclui uma mesquita de duas cúpulas, hospital e túmulo, foi inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO em 1985.
Este complexo de edifícios foi encomendado no século XIII por Ahmet Shah e a sua esposa Melike Turan, do Principado de Mengüçlü.
A Grande Mesquita e o Hospital têm fachadas simples. Seu estatuto de obra-prima deve-se às decorações na pedra que adornam o grande portal do Hospital, o portal norte da Mesquita, o portal ocidental da Mesquita e o portal dos Shah. Cada figura na decoração é uma maravilha única de arte e arquitectura, bem como uma façanha de engenharia.

Tire Cards & Printing Office
A Grande Mesquita de Divriği é o exemplo mais esplêndido das mesquitas construídas durante o Período Seljúcida na Anatólia. Historiadores e arquitectos de arte concordam que não há outros exemplos de estilos geométricos tridimensionais e figuras de plantas.
Os seus portais parecem ser uma mistura de estilos barroco, seljúcida e gótico, mas, no entanto, representam um estilo próprio e distinto. Todas as figuras esculpidas nos portais e paredes são assimétricas e cada quadrado tem milhares de figuras esculpidas em pedra. A característica mais proeminente dos projectos apresentados nos portais é a sua singularidade: cada um é diferente de outras decorações. Por exemplo, a coroa de vida usada no portal na fachada norte é digna de nota, pois representa um mundo vegetal imaginário que só existia na imaginação do artesão.
Além dos portais, todas as bases, poços e capitéis das colunas, bem como a superfície interna da cúpula, são decorados com um estilo diferente, distinto e único. 
O hospital, situado ao lado da Grande Mesquita é, em si, uma obra-prima da escultura em pedra. Compartilha uma esplêndida unidade com a Grande Mesquita. O hospital é um edifício de dois andares com um pátio central cercado por pórticos e projectado como um hospital onde as curas incluem o som suave da água corrente das fontes.

Sem comentários: