domingo, 23 de setembro de 2018

Palácio Nacional de Queluz

Para quem gosta de palácios e de imaginar como terá sido a vida na corte, o Palácio Nacional de Queluz é como uma máquina do tempo, capaz de nos transportar para o século XVIII e colocar-nos à conversa com príncipes e princesas nos seus salões, passear nos seus belos jardins e pedir ao rei um daqueles belos armários para guardar postais :)
Eu pensei nisso quando lá fui e aposto que a Ninocas e a Joana pensaram no mesmo.

O Palácio Real de Queluz, também chamado de Palácio Nacional de Queluz, consiste num palácio do século XVIII. Um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, o imóvel foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança.

© Sergiy Scheblykin 2016
Serviu como um discreto lugar de encarceramento para a rainha D. Maria I, enquanto demente e sobretudo depois da morte de D. Pedro, em 1786. Após o incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, o Palácio de Queluz tornou-se a residência oficial do Príncipe Regente português, o futuro D. João VI e de sua família. Permaneceu assim até à fuga da Família Real para o Brasil, em 1807, devido às Invasões Francesas.


A construção do Palácio iniciou-se em 1747, tendo como arquitecto Mateus Vicente de Oliveira. Apesar de ser muito menor, é chamado frequentemente o "Versailles português". A partir de 1826, o palácio deixou lentamente  de ser o eleito pelos soberanos portugueses. Após um grave incêndio ocorrido em 1934, o qual destruiu o seu interior, o monumento foi extensivamente restaurado e, hoje, encontra-se aberto ao público.
Uma das alas do Palácio de Queluz, o Pavilhão de Dona Maria, construído entre 1785 e 1792 pelo arquitecto Manuel Caetano de Sousa, é, na actualidade, um quarto de hóspedes exclusivo para chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1910. - in: http://www.sintraromantica.net/pt/monumentos/palacio-nacional-de-queluz

© Instituto dos Museus e da Conservação, I. P. / Palácio Nacional de Queluz - Fotografia: Luís Pavão
O Quarto D. Quixote é o quarto de aparato mais conhecido do Palácio, onde nasceu a maioria dos filhos de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, entre os quais se destaca o infante D. Pedro – Imperador do Brasil e Rei de Portugal – que aqui morreu também em 1834, vítima de tuberculose, contando apenas trinta e seis anos. - in: https://www.parquesdesintra.pt/pontos-de-atracao/quarto-d-quixote-queluz/

1 comentário:

ninocas disse...

Valeu a pena esperar.