sábado, 1 de setembro de 2018

Bateria Castillitos - Espanha

Múrcia é talvez a comunidades espanhola de onde tenho menos postais. Foi lá que a Vanesa foi passar uns dias de férias e de onde enviou este postal. 

Apesar do nome e da aparência, esta estrutura não é um castelo, é uma bateria. 
A bateria de Castillitos, também conhecida como C-1, é uma fortificação espanhola de apoio de artilharia costeira localizada n Cabo Tiñoso, no município de Cartagena, em Múrcia.

Fotografia: Miguel A. Gomez
A bateria foi construída e armada entre 1933 e 1936 de acordo com o que foi projectado em 1926, com o objectivo de defender a praça estratégica de Cartagena e a sua baía. Castillitos foi equipada com duas armas costeiras da empresa britânica Vickers-Armstrongs, poderosas o suficiente para disparar um projéctil de quase uma tonelada a 35 quilómetros.
Durante a Guerra Civil Espanhola,  fez uma descarga contra a frota do lado rebelde em Abril de 1937. 
Após a guerra, em 1942, uma nova direção de disparo foi adicionada e ponderou-se apoiá-la com telémetros e grafémetros estrategicamente posicionados mas essa ideia foi abandonada. 
Permaneceu em serviço até 1994, quando foi aplicado o Plano NORTE, que pretendia dar maior uso aos recursos das Forças Armadas. No entanto a bateria foi abandonada e vítima de uma deterioração progressiva, até que em 2009 o Ministério do Meio Ambiente decidiu fazer um investimento com o qual a fortificação foi restaurada e tornada visitável. 

Sem comentários: