domingo, 29 de janeiro de 2017

Sítio fossilífero de Chengjiang - China

A China tem muitos locais UNESCO, 50 para ser exacta, é o segundo mais com mais locais classificados, só fica atrás da Itália, que está no topo da lista com 51 locais. 
Não foi fácil de conseguir postais de todos os locais chineses mas graças à Danise e ao Chenzhan, recebi estes postais do única local que me faltava, o Sítio Fossilífero de Chengjiang, na lista desde 2012. 

Situado numa zona de colinas na província de Yunnan, este sitio é todo um arquivo fossilífero de um conjunto de espécies marinhas do Câmbrico inferior. A biota do sítio, excepcionalmente preservada, mostra a anatomia dos tecidos duros e macios de uma grande variedade de organismos, tanto vertebrados como invertebrados. 

Eles registam o estabelecimento precoce de um ecossistema marinho complexo. O site documenta pelo menos 16 poríferos e uma variedade de grupos enigmáticos, bem como cerca de 196 espécies, apresentando um testemunho excepcional para a rápida diversificação da vida na Terra há 530 milhões de anos, quando quase todos os principais grupos de animais emergiram. Ele abre uma janela paleobiológica de grande importância para investigação científica. 

Sem comentários: