domingo, 29 de janeiro de 2017

Cúpula Genbaku - Japão

São 3 os postais que já tenho da Cúpula Genbaku, o monumento mais conhecido do Memorial da Paz em Hiroshima. 
O 1º destes postais foi enviado pela Adriana há uns anos e os outros dois são postais oficiais, o último veio da Indonésia. 

A Cúpula Genbaku ou Cúpula da Bomba Atómica foi originalmente projectada pelo arquitecto checo Jan Letzel. A sua construção terminou em Abril de 1915 e foi-lhe dado o nome de Exposição Comercial da Prefeitura de Hiroshima.
O hipocentro da explosão atómica de 6 de Agosto de 1945 situou-se apenas a 150 metros de distância do edifício, que foi a estrutura mais próxima a resistir ao impacto.

JP-642775, enviado pela Kyioshi.
A Cúpula Genbaku deveria ter sido demolida como aconteceu com outros edifícios destruídos mas o facto de ter ficado praticamente intacta adiou os planos. Enquanto a cidade era reconstruída à sua volta, a sua permanência tornou-se motivo de controvérsia; alguns moradores queriam sua destruição, enquanto outros preferiam que a estrutura fosse preservada como um memorial do bombardeio.

ID-193304, enviado pela Febriani. 
Em 1966, Hiroshima declarou a intenção de preservar a agora chamada "Cúpula da Bomba Atómica" de forma definitiva. Trinta anos depois, em Dezembro de 1996, a construção foi classificada como Património Mundial da UNESCO. 

Sem comentários: