terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Sinagoga de Budapeste - Hungria

Quero tanto ir a Budapeste mas não tenho quem vá comigo. Alguém se candidata? 
Para além da sinagoga, há imensos monumentos e locais em Budapeste que merecem uma visita e que fazem desta, uma das mais bonitas capitais da Europa, pelo menos é assim considerada por muitos. 

Foto: Simon László
A Sinagoga de Budapeste é um edifício religioso situado na rua Dohány, na capital húngara. Foi construído em meados do século XIX, entre os anos 1854-1859, e projectado em um estilo romântico, combinando elementos neomouriscos e neobizantinos, pelos arquitectos Lajos Förster e Frigyes Feszl.
A sinagoga é considerada a maior e mais monumental da Europa, conseguindo acolher mais de três mil pessoas no seu interior. Para além disso, a sinagoga constitui um marco histórico e monumental na cidade de Budapeste. Tem nove naves abobadadas decoradas com tijolos coloridos, azulejos e arabescos muito interessantes, e duas torres brilhantes, com cúpulas negras e douradas, que a tornam num edifício único no seu estilo. Todas as torres incorporam quatro relógios oitocentistas.
Durante a Segunda Grande Guerra a Grande Sinagoga de Budapeste sofreu graves danos e esteve mesmo em riscos de ser derrubada pelas tropas nazis, mas foi recuperada e permanece, imponente, lado a lado com jardins, numa das ruas mais movimentadas da cidade.
Atrás do edifício ergue-se o Monumento aos Mártires Judeus da Hungria. - in: wikipédia

Sem comentários: